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O que é SEO e qual sua importância para o Marketing?

O que é SEO e qual sua importância para o Marketing?
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Todos nós queremos estar com nossos sites/blogs visíveis para potenciais clientes/leitores quando um usuário pesquisa no Google alguma palavra-chave referente ao seu negócio. Por isso é tão importante saber o que é SEO e aplicar no seu site.

SEO ≠ CEO

Muitas pessoas não sabem a diferença entre SEO e CEO e outras que sabem, muitas vezes pronunciam errado as duas siglas. CEO (Chief Executive Officer), significa Diretor Executivo em Português. A pronúncia é: “C-i-ou”. E SEO (Search Engine Optimization), significa Otimização de sites para os Mecanismos de Busca em Português. A pronúncia é: “És-i-ou”. 

O que é SEO?    

SEO é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o posicionamento das páginas de um site nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc)O objetivo de SEO é justamente fazer com que o seu site/blog/ apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica.

Qual a importância do SEO para o Marketing?

As práticas de SEO em outros tempos eram “confiadas” somente a uma equipe técnica, com especialidade em desenvolvimento de sites, porém, essa realidade mudou. As técnicas de SEO atualmente são uma das estratégias desenvolvida pela equipe de Marketing Digital.

O SEO é dividido em:

  • SEO On-page: refere-se a tudo o que você tem controle, ou seja, otimizações e configurações que são feitas no seu site, incluindo o conteúdo e a estrutura das páginas.
  • SEO Off-Page: refere-se a fatores externos do seu site, como Inbound Links (links que recebe de outros sites) e popularidade nas Redes Sociais. Além da qualidade do serviço do provedor de hospedagem e autoridade do seu domínio.

Com 90% dos 66 milhões de usuários brasileiros pesquisando no Google de forma recorrente sobre produtos, serviços e informações, colocar o seu site institucional, loja virtual (e-commerce) ou blog na primeira página do Google, acaba sendo indispensável aprender o que é SEO.

“Se você não está na primeira página do Google, você não existe na internet”

O Google se mantém líder no ranking da preferência dos usuários de internet no Brasil, como pode ver no gráfico. Com esse dado relevante não tem como deixar de focar nele. Na maioria das vezes o site que fica bem posicionado no Google automaticamente fica para os outros buscadores. O que é SEO 3Em se tratando de vendas online, é importante enfatizar que os mecanismos de busca são capazes de atrair uma grande quantidade de visitantes para o seu site, auxiliando os usuários em sua intenção de compra. Através desse tráfego, o seu site poderá aumentar significativamente as vendas, conquistando novos clientes e fortalecendo a construção da sua marca.

Mais de 80% das pessoas não chegam a visitar a segunda página da busca. Pior ainda, quase 60% dos cliques acontecem apenas nos três primeiros resultados. Por isso são necessários todos os esforços em treinamento em Marketing Digital aprender o que é SEO e colocar em prática o quanto antes!O que é SEO 2

Entenda como divide a busca do Google

A página de resultados de busca do Google, também conhecida como SERP, sigla do inglês para Search Engine Results Page (Página de resultados do mecanismo de busca), apresenta seus resultados de busca divididos basicamente em duas áreas, os resultados gratuitos/orgânico (técnicas de SEO) e os pagos (links Patrocinados gerenciado pela Ferramenta Google Ads). Lembrando que, otimizar para mecanismos de busca afeta apenas os resultados da busca orgânica, não alterando os resultados pagos ou “patrocinados”.

O que é SEO 4

Por que SEO ao invés de Links Patrocinados?

Cada vez mais o trabalho de SEO tem um papel de destaque nas campanhas de marketing digital, principalmente em função do desgaste dos links patrocinados. Estes são uma forma mais fácil e rápida de aparecer no topo dos resultados do Google, mas não necessariamente mais eficientes.

Pesquisas revelam que aproximadamente 80% dos usuários dão preferência à busca orgânica, contra 20% que clicam nos anúncios patrocinados. Isso se dá principalmente pelo fato de que muitas pessoas ainda vêem os links patrocinados como uma forma de publicidade, que por ser paga, não passa tanta credibilidade, afinal, qualquer um que tenha dinheiro pode estar ali, independente da qualidade de seu produto ou serviço.

Você pode investir em links patrocinados e aparecer rapidamente nas pesquisas obtendo então resultados em curto prazo, enquanto isso, o site vai sendo otimizado. Quando o site estiver bem posicionado nos resultados das pesquisas sua empresa vai ganhar mais credibilidade e poderá direcionar parte do orçamento de links patrocinados para outras ações de marketing.

Entender o que é SEO e como funciona na prática, exige muito estudo! É um trabalho com resultado a longo prazo, além de ser um trabalho contínuo. Com as diversos materiais sobre SEO disponível na internet, ficamos perdidos no meio de tantas informações, por isso recomendo um Curso de SEO

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