O que é Inbound Marketing e suas Principais Estratégias?

O que é Inbound Marketing e suas Principais Estratégias?
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Houve o tempo que o Outbound Marketing interrompia a atenção das pessoas de suas tarefas diárias para mostrar como o produto X ou o serviço Y seria vantajoso em suas vidas. Com o avanço digital e as mudanças do comportamento do consumidor, foi preciso criar novas formas de conquistar os clientes. Por isso hoje é tão importante saber o que é Inbound Marketing para aplicar essa nova metodologia no seu plano de marketing digital.

Outbound Marketing X Inbound Marketing

Inbound Marketing e Outbound Marketing

Uma das analogias que mais gosto para explicar a diferença é:

“Outbound Marketing é como usar um alto-falante para captar a atenção, já Inbound Marketing é atrair como um ímã seu público-alvo”.

Em outro artigo falarei sobre Outbound Marketing, o foco aqui é explicar o conceito: “O que é Inbound Marketing” (pois muita gente ainda tem dúvidas) e suas principais estratégias. 

O que é Inbound Marketing?

Em português, Inbound Marketing quer dizer marketing de atração, ou seja, a ideia principal não é ir atrás do cliente, e sim despertar o interesse dele para que ele venha até você e se interesse pelo serviço ou produto que sua empresa oferece. A comunicação é passiva!

Em outras palavras, em vez de interromper o seu potencial cliente como o produto X ou o serviço Y, a ideia é atraí-lo por meio de conteúdo relevante relacionado ao seu negócio. A partir daí, os potencias clientes impactados por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime mais e, aos poucos, construa um relacionamento saudável que pode resultar em uma venda futura.

Como fazer?

Antes você precisa conhecer sua persona (público-alvo bem definido) para saber quais são seus interesses e dúvidas, para então oferecer materiais/conteúdos que  ajude sua persona a resolver os problemas que tem ou o faça enxergar uma oportunidade ainda não vista, onde a solução é exatamente o serviço ou produto que a sua empresa oferece.
Como fazer Inbound Marketing?

Além de saber definir sua persona é também importante conhecimento em SEO para o seu blog ficar bem posicionado no Google, WordPress para criar o blog / Landing Page e domínio nas ferramentas de publicidade das Redes Sociais (Facebook e Instagram) para atrair tráfego a sua Landing Page com o objetivo de converter visitantes em leads. Quer aprender? Segue a dica:

E por fim obter uma Ferramenta de Automação de E-mail Marketing para Gestão de Leads. A HubSpot é a melhor, pois foi responsável pela criação da metodologia Inbound. Porém a mais usada pelas as agências brasileiras é a RD Station. 

1º Estratégia: Marketing de Conteúdo – blog 

A primeira estratégia é trabalhar o marketing de conteúdo através de um blog (recomendo criar no WorPress). Em seguida, é fundamental concentrar seus esforços na produção contínua de conteúdo relevante e envolvente. Caso deseje orientações mais detalhadas sobre como utilizar uma ferramenta de IA como o ChatGPT para auxiliar no conteúdo, você pode consultar o seguinte artigo: O que é ChatGPT e como usar a ferramenta de IA.

Para um blog ganhar autoridade e ficar bem posicionado no Google, leva um tempo e um bom trabalho de SEO. Enquanto isso, você pode usar as Redes Sociais para levar tráfego ao blog. (lembrando que investir em Facebook Ads ou Instagram Ads custa menos que investir em Google Ads)
Marketing de Conteúdo através de um blog

Publicando conteúdo relevante da área, você passa a ser visto como uma referência em sua área de atuação porque, além de oferecer produtos ou serviços, também publica material relevante, que serve de consulta para sua persona resolver seus problemas.

Ressalto a importância de trabalhar SEO no seu blog para que a longo prazo seu blog possa ser encontrado pela sua persona, sem precisar depender só de Redes Sociais. Não sabe o que é SEO? Leia: O que é SEO e qual sua importância para o Marketing?
O que é SEO a

2º Estratégia: landing page com uma isca digital

Landing Page, conhecida também por página de captura ou página de conversão, é uma página que tem uma única missão: convencê-los a aceitar uma oferta (isca digital), que pode ser qualquer tipo de material rico (ebook, vídeo, planilha, inscrição de curso online grátis, etc). Em troca o usuário deixa algumas informações, em especial seu e-mail. É composta por um título, uma breve descrição, um formulário e um CTA.

O CTA – call to action (chamada para ação) é qualquer chamada visual ou textual que leve o visitante de uma página a realizar alguma ação, clicar no botão de inscrição, fazer o download do ebook, assistir o vídeo, etc.

Nessa estratégia você vai precisar usar as Redes Sociais para levar visitantes para sua Landing Page, com o objetivo de converter visitantes em leads. (lembrando que investir em Facebook Ads ou Instagram Ads custa menos que investir em Google Ads)

O que é Inbound Marketing 2

Fonte da Imagem: RD Station

É recomendado que uma landing page não tenha menus de navegação ou links no rodapé, como as outras páginas de um site/blog. Pois quanto mais opções o visitante tem, menores as chances de que ele conclua a ação.

O principal objetivo de uma Landing Page é a geração de leads. Afinal, leads são os contatos que demonstram interesse a respeito de alguma coisa relacionada aos seus produtos ou área de atuação, e por isso representam uma oportunidade de venda, se bem trabalhados.

As 5 etapas do Funil de Conversão do Inbound Marketing 

As 5 etapas do Inbound Marketing
1º Etapa: Atrair tráfego para gerar visitantes:

Imagine por exemplo, que uma empresa disponibiliza um e-book sobre um tema de interesse de sua persona.

2º Etapa: Converter esses visitantes em leads:

Mas para acessar esse material é necessário que forneça o seu e-mail (principal contato de comunicação). A partir daí, o processo de geração de leads se inicia. A geração de leads, é uma processo que consiste na captação das informações de contato de sua persona.

3º Etapa: Relacionar-se com os leads para gerar oportunidade de venda:

Com essa base de leads, a empresa poderá se relacionar com eles via e-mail, compartilhando gratuitamente conteúdos relevantes (nutrição de leads) até o momento da decisão de compra.

A grande maioria dos Leads gerados, que cederam suas informações na hora de preencher o formulário, não estão prontos para a compra. Para isso, é necessário fazer o envio de uma série de e-mails com conteúdo úteis e relevantes que mostrem o valor do seu serviço para que se construa a confiança com sua marca e ele tenha a convicção para consumir seu serviço ou produto.

Nessa fase é importante ter uma Ferramenta de Automação de E-mail Marketing para Gestão de Leads. Como falei no início deste artigo, a HubSpot é a melhor, pois foi responsável pela criação da metodologia Inbound. Porém a mais usada pelas as agências brasileiras é a RD Station. 

4º Etapa: Efetuar vendas para essas oportunidades:

Com certeza as chances de gerar vendas são muito maiores uma vez que a empresa faz parte do dia a dia da sua persona de forma estratégica.

5º Etapa: Analisar os resultados para otimizar as estratégias:

Essa fase é pra analisar se as etapas do funil de conversão ocorreram conforme o planejado e o que pode ser feito para melhorar. Além medir o nível de satisfação do cliente na entrega do produto ou serviço. Métrica importante pra avaliar se a empresa está conseguindo transformar clientes em promotores da marca. 

Agora que você entendeu o que é Inbound Marketing, desejo sucesso na aplicação dessa metodologia cada vez mais usada no Marketing Digital.  

 

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