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Como anunciar no Google Grátis – Passo a Passo!

Como anunciar no Google Grátis – Passo a Passo!
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Você empreendedor certamente já se perguntou: “Como anunciar no Google Grátis?”, pois a verba reservada para anúncios pagos nem sempre dá para 30 dias, não é verdade?! Hoje em dia é quase automático usar a rede de pesquisa do Google quando queremos comprar algo, contratar uma prestação de serviço, um profissional liberal ou encontrar perto um serviço local como: restaurantes, hotéis, salões de beleza, cafeterias, etc. 

Como anunciar no Google Grátis?

Ainda tem muitos empreendedores que acham que para deixar a empresa destacada nas buscas com foto do local, produtos/serviços, endereço e telefones, precisa pagar ao Google. Não é bem assim! E acredite, fazer o seu negócio aparecer na primeira página do Google é mais fácil do que você imagina.

Como usuário, você provavelmente já conhece o Google Maps, e já se perguntou “Como colocar minha empresa no Google Maps?”. O Google Maps serviço gratuito de geolocalização do Google que permite encontrar o local que deseja através de informações como país, cidade e endereço. Permite também adicionar empresas para que ela apareça em destaque nos resultados de pesquisa do Google. Mas para isso é preciso se cadastrar no Google Meu Negócio e seguir algumas dicas de SEO Local.

SEO Local: 

O SEO Local é um dos fatores de SEO On Page para posicionar as páginas do site nas buscas orgânicas que envolvem localidade. Por isso a localidade deve conter no título e descrição da página, no textos das páginas, subtítulos e nome das imagens. Por exemplo, se o seu negócio é uma “pizzaria em Copacabana”, tenha certeza de que o conteúdo do seu site trabalhe com essas palavras-chave, pois é assim que os usuários vão realizar a busca. Outra dica é colocar o endereço completo do seu negócio local no rodapé do seu site, pois alguém em Copacabana pode pesquisar: “pizzaria na Barata Ribeiro”, isso pode ajudar a posição do seu site nas buscas.

Segundo um estudo da Forbes, 95% dos usuários de smartphones usam seus dispositivos para realizar buscas locais, sendo que, 61% deles acabaram ligando para o estabelecimento e 59% visitam o local. Portanto alcançar a primeira página do Google para os termos principais do seu negócio local, fará com que você tenha um fluxo quase que permanente de potenciais clientes entrando no seu site, sem precisa pagar ao Google com anúncios pagos.
Como colocar minha empresa no Google Maps

Google Meu Negócio (Google My Business):

É uma plataforma do Google onde empreendedores podem divulgar seu negócio gratuitamente nas buscas orgânicas e no Google Maps. Até mesmo se seu negócio não possuir um site! 

A cada ano, a ferramenta tem se aprimorado e trazendo mais recursos para a sua empresa. Ela não se limita apenas a mostrar a sua empresa dentro do Google Maps, ou seja, a pergunta pode ir muito além de “Como colocar minha empresa no Google Maps?”.

Um desses recursos é a criação de sites gratuitamente para o seu negócio. A ferramenta possui alguns layouts prontos e utiliza das informações da sua propriedade para criar um site. Uma opção simples e rápido pra quem tem está começando no meio digital, mas está longe de ser um site profissional como WordPress.

Como anunciar no Google Grátis – Passo a Passo:

1º PASSO: verificar se a sua propriedade já existe dentro do Google MapsSim, mesmo se você não tiver cadastrado a sua empresa dentro da plataforma, ela pode ter sido inserida por outra pessoa. Busque pelo nome e clique em pesquisar.Como anunciar no Google Grátis 1


Caso ela já tenha sido cadastrada, você deve reivindicar a propriedade, clicando em “Reivindicar esta empresa”. Veja a foto abaixo:
Como anunciar no Google Grátis 2

Em seguida, será direcionado ao site do Google Meu Negócio para clicar no botão “Reivindicar agora”. Você receberá as instruções por e-mail pra finalizar o processo.Como anunciar no Google Grátis 3


2º PASSO
: Se a sua propriedade não existir, você deve ir até o Site do Google Meu Negócio e daí então criar a propriedade da sua empresa. Entre as funcionalidades do Google Meu Negócio, podemos destacar:

Apresentar sua localização no Google Maps;
Acrescentar os contatos: endereço, e-mail, site e telefone (inclusive é possível ligar diretamente pelo próprio buscador);
Exibir horário de funcionamento e os horários com maior movimentação;
Descrição da sua empresa;
Inserir fotos: identidade visual como logo, fotos externas, fotos da sua equipe trabalhando, fotos internas da empresa (segundo dados do Google, empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus site do que as demais);
Exibir comentários e avaliações de clientes (com ela, os clientes podem dar de uma a cinco estrelas, e comentar o motivo. Com isso, você tem a oportunidade de interagir com os usuários. Fique de olho nos comentários, responda e, se necessário, pense em mudanças para algo que está sendo criticado. Nesse caso, a agilidade para sanar a dúvida é fundamental);
Ofertas de produtos/serviços com fotos, descrição, preço e link do site;
Postagens: compartilhe as novidades para manter seus clientes atualizados. Excelente para sites que possuem um blog incorporado;
Eventos.

3º PASSO: É necessário validar sua empresa/negócio no Google para que ela seja exibida para os clientes na Rede de Pesquisa e no Google Maps. Essa confirmação de propriedade é quase sempre por meio de correspondência tradicional. Será enviado uma carta via correios no endereço que você escolheu com um código de verificação.Como anunciar no Google Grátis 5

O processo de verificação ajuda o Google a garantir que suas informações sejam precisas e que apenas você, o proprietário da empresa ou o administrador tenham acesso a elas. OBS: Enquanto você aguarda o cartão-postal de verificação, não edite o nome, o endereço ou a categoria da sua empresa, nem solicite um novo código.

4º PASSO: Quando chegar o cartão-postal, faça login no Google Meu Negócio e digite o código (PIN) pra confirmar a propriedade na plataforma. Pronto, agora sua empresa/negócio estará disponível quando alguém procurar diretamente na busca do Google.


Gestor de Tráfego - Como anunciar no Google


 

3 formas de aparecer na primeira página do Google usando o Google meu negócio: 

1. Quando for pesquisar um tipo de negócio sem apontar o lugar:
Nesse tipo de pesquisa, o Google leva em conta a sua localização atual para entregar resultados de empresas que estejam próximas geograficamente de você. Em buscas feitas em smartphones, os resultados costumam ser ainda mais precisos, já que o Google pode usar a localização contida no GPS do aparelho. Note que, esse tipo de pesquisa, os resultados aparecem logo abaixo do campo de buscas e antes das buscas orgânicas.

2. Quando você especifica a localização desse tipo de negócio:
Imagine o cliente que está em casa e resolve sair para outro bairro ou cidade para comer uma pizza. Nessa pesquisa, ele buscará porpizzaria + nome do bairro/cidadee o Google exibirá os resultados de acordo com o lugar especificado nessa procura. Esse tipo de pesquisa, também os resultados aparecem logo abaixo do campo de buscas e antes das buscas orgânicas.

3. Quando você detalha o nome da empresa/negócio:
Uma pessoa também pode procurar o nome do negócio diretamente no campo de buscas do Google. Aparecerá a ficha completa de seu negócio.

Fatores que impactam no Ranking Local do Google

Já que foi esclarecido como anunciar no Google Grátis, conheça agora os 3 principais fatores de rankeamento que te ajudarão nisso:

  1. Relevância:

A relevância determina a melhor combinação entre uma empresa local e a pesquisa de um usuário. A adição de informações comerciais completas e detalhadas na plataforma Google Meu Negócio, ajuda o Google a entender melhor sua empresa e posicioná-la de acordo com sua relevância para ao consumidor.

  1. Distância:

A distância é o espaço físico entre cada resultado de pesquisa em potencial e o local usado na pesquisa. Tenha em mente que a relevância será o sinal mais forte. Se uma empresa mais distante têm mais chances de oferecer o que o consumidor busca, o Google a classifica em uma melhor posição, do que a empresa mais próxima (que tem menor chance de satisfazer o cliente, segundo a visão do Google).

  1. Proeminência:

A proeminência se refere à popularidade de uma empresa. Ela é avaliada com base nas informações da Web que o Google tem sobre uma empresa. Um bom trabalho de SEO Off-Page ajuda, como Inbound Links (links que recebe de outros sites) e popularidade nas Redes Sociais.

Incentive seus clientes a fazer avaliações sobre seu comércio no Google. Fichas com mais interações aumentam as chances de aparecer entre os primeiros resultados. As avaliações podem ser feitas direto dessa ficha ou até pela página no facebook. É só associar a fanpage ao cadastro no Google, as avaliações realizadas no facebook também aparecem na ficha do Google. Provas sociais é uma maneira de conseguir “ganhar pontos” e subir no ranking local do Google.

Se a dúvida era “Como anunciar no Google Grátis?”, acredito que agora não existe mais. Qualquer problema entra em contato com Google Meu Negócio, número 0800 709 4664, opção 3. Desejo sucesso em seus negócios!

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