Inteligência Artificial no Marketing Digital: 5 Estratégias Para Seu Negócio!
Adotar a Inteligência Artificial no marketing digital é uma ótima estratégia para as empresas oferecerem uma experiência ao cliente mais satisfatória. À medida que a tecnologia evolui, surgem novas oportunidades para as empresas inovarem em suas estratégias de marketing.
Na onda dos serviços que utilizam IA, o ChatGPT, foi o que se destacou final do ano passado (2022), mas esse é um assunto para o próximo artigo: O que é ChatGPT e como usar a ferramenta de IA.
Inteligência Artificial no marketing digital
A inteligência artificial já faz parte do nosso cotidiano, tornando produtos e serviços mais eficientes. A seguir, serão abordadas as estratégias por trás da inteligência artificial e exemplos de tecnologia para aprimorar a experiência do cliente.
1- Personalização e recomendações – Com o uso de algoritmos de aprendizado de máquina e IA, as empresas podem coletar dados sobre seus clientes e oferecer recomendações personalizadas, proporcionando uma experiência mais agradável ao usuário.
Ex: Salesforce Einstein é a plataforma de inteligência artificial da Salesforce, uma empresa líder em soluções de CRM (gestão de relacionamento com clientes). O Einstein oferece recursos avançados de inteligência artificial para análise de dados, previsão de tendências, personalização de experiências de usuário, automação de processos e muito mais.
2- Chatbots – São assistentes virtuais alimentados por IA que podem responder a perguntas dos clientes e até mesmo conduzir negociações 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles podem ajudar as empresas a fornecer um serviço de atendimento ao cliente mais rápido e eficiente.
Ex: A Zendesk tem uma ferramenta de chatbot chamada “Answer Bot”, que utiliza inteligência artificial para responder a perguntas comuns dos clientes de forma automatizada, permitindo que as equipes de atendimento se concentrem em tarefas mais complexas.
3- Análise de dados – Pode analisar grandes conjuntos de dados, identificando padrões que os humanos não conseguiriam perceber, o que auxilia as empresas a compreender melhor seus clientes e ajustar suas estratégias de marketing de forma mais precisa.
Ex: Recentemente a Microsoft anunciou que o pacote de análise de negócios Power BI vai incluir uma variedade de funcionalidades de Inteligência Artificial: Incluem recursos como a análise de sentimentos, detecção de anomalias e previsão de séries temporais.
4- Reconhecimento de voz – Com o aumento do uso de assistentes de voz como a Siri da Apple, Alexa da Amazon e o Google Assistant, a IA está se tornando mais importante no reconhecimento e resposta de voz, o que exige que as empresas adaptem suas estratégias de marketing para incluir opções de voz para seus clientes.
Ex: Microsoft Azure Speech Services: A Microsoft usa a Fala em muitos cenários, como em legendas do Teams, em ditados do Office 365 e na leitura em voz alta do navegador Edge.
Cenários comuns para utilizar a Fala incluem os seguintes:
– Criação de Conteúdo de Áudio: as vozes neurais podem ser usadas para interagir com chatbots e assistentes de voz de maneira mais natural e participativa.
– Call Center: transcreva chamadas em tempo real ou processe um lote de chamadas, além de redigir informações de identificação pessoal e extrair insights como sentimento para ajudar no caso de uso de call center.
– Assistentes de voz: crie interfaces de conversação natural, semelhante à humana, para seus aplicativos e suas experiências.
5- Automação de marketing – Com a IA, as empresas podem automatizar tarefas de marketing, como segmentação de clientes, gerenciamento de campanhas de email e publicidade, e criação de conteúdo. Isso pode ajudar a economizar tempo e recursos e permitir que as empresas se concentrem em tarefas mais estratégicas.
Adotar a Inteligência Artificial no marketing digital é uma ótima oportunidade para as empresas melhorarem a eficácia de suas estratégias de marketing e aprimorarem a experiência do cliente.
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