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WhatsApp Business saiba como usar em seu negócio!

WhatsApp Business saiba como usar em seu negócio!
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O WhatsApp Business (WhatsApp para negócios) é um aplicativo com recursos extras para atender as necessidades das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores autônomos. O WhatsApp Business facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens.

Como usar o WhatsApp Business?

É preciso fazer o download do WhatsApp Business. Lembrando que é possível utilizar o WhatsApp comum e o WhatsApp Business no mesmo celular. Mas para isso é necessário um celular dual chip para dois números.

 Será preciso ter um número de celular que não esteja vinculado a nenhuma outra conta do WhatsApp, mesmo que seja na versão comum. Ou seja, se sua empresa utiliza o WhatsApp na versão comum, precisará usar outro número para se cadastrar na versão Business. Se não quer usar outro número, a alternativa é descadastrar:

• Abra o WhatsApp.
• Toque em Mais > configurações > conta > apagar conta.
• Digite o número de seu telefone no formato internacional completo e toque em continuar na parte inferior da tela para apagar sua conta.
• Após isso, cadastrar no WhatsApp Business.
• Outra alternativa é usar um telefone fixo. Para quem já tem um contato comercial com número fixo, é ainda mais prático.

Recursos extras do WhatsApp Business 

– Etiquetas: Organizar seus contatos ou conversas utilizando etiquetas para que você possa encontrá-los facilmente. Confira algumas sugestões de etiquetas, que podem variar conforme seu negócio exige:

• Cliente novo;
• Cliente antigo;
• Cliente que já reclamou;
• Não aceitou a proposta;
• Aguardando pagamento;
• Pago;
• Acompanhar produção;
• Pedido entregue;
• etc…

– Informações Comerciais: Endereço físico (com mapa), descrição da sua empresa, e-mail, site e horário de funcionamento.

– Respostas Rápidas: Com a ferramenta de Respostas Rápidas, você pode salvar as mensagens que enviar com frequência, e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber sem demora.

– Mensagens Automatizadas: Defina uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes e mensagens de ausência para que seus clientes saibam quando você estiver ocupado.

Sugestões de mensagens de ausência:

• Fora do horário de funcionamento/atendimento: “Olá! Nosso horário de funcionamento é das 10h às 17h, de segunda-feira a sábado. Infelizmente não conseguiremos lhe responder nesse momento.”
• Para dias específicos, como feriados: “Neste Natal estamos fechados, mas voltaremos amanhã com ótimas promoções. Até lá, tenha um Feliz Natal!”

Importante: tanto as mensagens de saudação quanto as de ausência só são enviadas se seu telefone estiver conectado à internet.

– Estatísticas do fluxo de mensagens: Tenha acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.

– Tipo de Conta: As pessoas saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois você será listado como uma conta comercial. Com o passar do tempo, algumas empresas terão contas confirmadas assim que tiver sido verificado que o número de telefone da conta corresponde ao número de telefone da empresa.

3 dicas de funcionalidades do WhatsApp Business para o seu negócio:

1- Grupo da empresa para processos internos

Criar um grupo da empresa para que os colaboradores de uma mesma equipe possam se comunicar. Ao invés de insistir em e-mails fora de hora e reuniões demoradas, você pode explorar o grupo como uma forma simples e rápida de passar uma mensagem relevante.

2- Listas de transmissão para clientes

Além do uso interno, você também pode utilizar listas de transmissão para enviar informações, divulgação de ofertas e promoções a potenciais clientes. A primeira coisa que você não pode esquecer é: somente quem tem seu número salvo na agenda receberá sua mensagem enviada por uma lista de transmissão. Se você entender e nunca se esquecer disso, terá listas 100% eficazes. Em outras palavras: não adianta comprar listas de números ou pedir o contato para centenas de clientes se eles não colocarem o seu número na agenda e concordarem com o disparo.

3- Feedbacks / pesquisa de satisfação 

O perfil comercial do WhatsApp também pode servir para receber feedbacks construtivos dos clientes. Tente criar listas de contatos que realizaram compras com a empresa nos últimos tempos e pergunte sobre sua experiência com a marca. A grande vantagem é que os comentários, mesmo quando negativos, não tendem a prejudicar a imagem da empresa porque não são públicos. E, ao mesmo tempo, dão a chance de se retratar com o consumidor e buscar melhorias para os próximos atendimentos.

Obs: Não misture trabalho com vida pessoal. O ideal é que você tenha um celular e um chip somente para usar o WhatsApp Business. Isso é primordial para evitar confusão, como mandar uma foto errada para seus clientes. Ter essa divisão é importante também para que mais de uma pessoa possa fazer o atendimento ao seu cliente.

Por enquanto, o serviço é totalmente gratuito, mas o WhatsApp admite que no futuro, poderá cobrar por funções adicionais.

WhatsApp Business 2019 (atualizações do App)

  • Segundo relatório do The State of Mobile 2019, revelou que o aplicativo de plataforma social e de comunicação que mais engaja usuários no mundo é o WhatsApp e recentemente superou o Facebook.
  • Agora o aplicativo além do Android está disponível também no iPhone (iOS) e, assim como o WhatsApp comum, o download é gratuito.

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