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Tudo sobre Pesquisa de Palavras-Chave no seu planejamento de SEO!

Tudo sobre Pesquisa de Palavras-Chave no seu planejamento de SEO!
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Um trabalho eficiente de SEO começa com a escolha correta das palavras-chave que queremos aparecer bem posicionados. É importante não pular a etapa de Pesquisa de Palavras-Chave no seu planejamento de SEO. Pois é essa etapa responsável pelo sucesso do seu negócio. 

Análise do Público Alvo

Antes de falar sobre Pesquisa de Palavras-Chave, é necessário conhecer bem o seu público e o seu comportamento de busca para a escolha certa das palavras-chave e ser facilmente encontrado.

Exemplo real: Uma loja virtual de material de construção empenhou muito tempo e trabalho para otimizar a expressão “cuba de banheiro” para conquistar posições de destaque nas páginas de respostas dos buscadores para essa palavra-chave. Terminado o trabalho e passado um tempo, houve uma decepção ao constatarem que o volume de acessos ao site para essa expressão era muito baixo.

O problema não estava na verdade no trabalho de otimização e sim na escolha inadequada da palavra chave, ou seja, na análise do seu público alvoPor uma questão de costume, a equipe não percebeu que a expressão “cuba de banheiro” era extremamente técnica e que o público em geral se referia a essa peça como “pia de banheiro”.

Na imagem abaixo temos o comparativo do volume de buscas entre as duas expressões. As buscas por Pia de Banheiro ocorrem em um volume 85% maior do que as buscas por Cuba de Banheiro.

Pesquisa de Palavras-Chave 2

CONCLUSÃO… Não que a expressão Cuba de Banheiro não deva ser trabalhada, já que pelo visto no gráfico, ela satisfaz às necessidades de um determinado grupo de usuários, provavelmente, pessoal técnico como arquitetos e decoradores, mas para o público leigo em geral, a expressão mais comum é sem sombra de dúvida, Pia de Banheiro. A ferramenta utilizada acima é Google Trens, verifica o comportamento da palavra-chave com o tempo, ou seja, se elas estão com busca crescente ou em declínio.

Palavras-chave (keywords)

As keywords (palavras-chaves em inglês) devem ser muito bem pesquisadas e aplicadas dentro de um conteúdo, ou seja, é necessário que antes da produção de um conteúdo seja feita uma boa Pesquisa de Palavras-Chave a fim de descobrir quais são as palavras-chaves que os usuários utilizam no momento da busca. NUNCA construa conteúdo com base em “achismos”, sempre construa conteúdo com base nas necessidades de público-alvo.

Existem 2 tipos de palavras-chaves:Pesquisa de Palavras-Chave 31- longtail (cauda longa): são geralmente formadas por três ou mais palavras, criando uma pequena frase e representando uma busca mais personalizada. São palavras-chave mais específicas e que, em geral possuem um MENOR VOLUME DE BUSCA. Oferecem MENOS CONCORRÊNCIA e, consequentemente, é MAIS FÁCIL PRA RANQUEAR nas primeiras posições no Google.

Exemplo 1: em um site que vende serviços: Curso de Seo Rj / Curso de Seo Presencial Rj. (vai atingir um público que está interessado em fazer um curso presencial no Rio de Janeiro).
Exemplo 2: um blog sobre Marketing Digital: Principais Técnicas de Seo / Como fazer Seo no WordPress (vai atingir um público que NÃO está interessado em fazer curso e sim saber um pouco mais sobre o tema)

2- headtail ou short tail (cauda curta): são formadas por apenas uma palavra ou duas no máximo, sendo bastante genérica e um MAIOR VOLUME DE BUSCA. São palavras com MAIS CONCORRÊNCIA PRA RANQUEAR nas primeiras posições no Google.

Exemplo 1: em um site que vende serviços: Curso de Seo (vai atingir um público que está interessado em saber sobre Curso de Seo).
Exemplo 2: um blog sobre Marketing Digital: Seo (vai atingir um público que NÃO está interessado em fazer curso e sim saber o que significa Seo)

Pesquisa de Palavras-Chave 4

 

Pesquisa de Palavras-Chave: Principais ferramenta grátis 

  • Ubersuggest – Muito usado no passado por blogueiros pra ter idéias de palavras-chaves. Atualmente a ferramenta foi totalmente reformulada por Neil Patel, uma das principais referências do marketing digital no mundo. Neil reuniu o que há de melhor nas principais ferramentas pagas (Ahrefs, SEMrush, Moz e Majestic). Em português, totalmente gratuita e sem precisar fazer cadastro, pelo menos por enquanto.
  • Keywordplanner (Planejador de palavras-chave do Google Ads) – O diferencial é que tem a opção de segmentar por localidade, mas é necessário fazer o cadastrar na ferramenta.
  • Google Search Console – Antigo Google Webmaster Tools. Fornece as palavras-chave mais pesquisadas em seu site. Além de cliques, CTR, posição media das páginas do site e muitas outras configurações.
  • Google Trens – Verifica o comportamento da palavra-chave com o tempo, ou seja, se elas estão com busca crescente ou em declínio.

A Pesquisa de Palavras-Chave é uma etapa que jamais pode ser ignorada. São elas que irão fazer você ser encontrado (ou não) pelas pessoas que estão procurando pelo que você oferece (seja o seu site institucional, uma loja virtual ou um blog pessoal). Saber ranquear as palavras corretas pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu site. 

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